Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de setembro de 2013

PONTIA DAPLIDICE - (Linnaeus, 1758)


. Características: Esta espécie pertence á família dos Pierídeos (Pieridae) e tem uma envergadura de asas de 4,5 cm a 5 cm. Na face superior a cor base é o branco, com manchas negras nas extremidades das asas anteriores e uma mancha isolada também de cor negra. Nas fêmeas que são ligeiramente maiores que os machos, estas apresentam um colorido idêntico. No entanto, possuem duas manchas negras isoladas em vez de uma nas asas anteriores, enquanto asa asas posteriores são igualmente manchadas de negro, produzindo assim um aspeto axadrezado. A face inferior é idêntica em ambos os sexos, manchada de verde-amarelado e branco.


. Habitat: Europa, Ásia e Norte de África. Vive em geral nas planícies e ocasionalmente em terrenos acidentados. A norte dos Alpes aparece só em locais quentes e secos. Nas montanhas até aos 2000 metros de altitude.

. Período de voo: De Abril a Agosto em várias gerações.







. Alimentação: As lagartas são de cor verde-acinzentada ou azulada, com duas riscas laterais de cor amarela ao longo do corpo. A presenta também numerosos pontos pretos e é revestida por minúsculos pelos. Alimentam-se de resedas e rinchão, além de várias crucíferas como o Sisymbrum, Turritis e Alyssum. A crisálida é cingulada, presa a um ramo ou muro. As crisálidas da última geração hibernam.





. Observação importante: Sendo uma espécie migradora, quase todos os anos ocorre uma migração. As borboletas voam para o Norte de África no Outono, e as que vivem na Europa Central são oriundas das regiões do Sul da Europa, onde se fixaram.








Sem comentários:

Enviar um comentário