Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 20 de janeiro de 2013

INACHIS IO - (Linnaeus, 1758)


PAVÃO DIURNO



. Características: Este ninfalídeo pertence ao grupo de borboletas diurnas mais conhecidas e frequentes da Europa.
O seu aspecto inconfundível, pelos quatro ocelos grandes e coloridos que apresenta na face superior das asas a contrastar com um fundo castanho-avermelhado, dão uma beleza única a este lepidóptero. A face inferior já não é tão atraente, é quase uniformemente escura, com pequenos desenhos pouco aparentes, muito semelhantes ás folhas secas. A envergadura das suas asas varia entre os 5,5 cm e os 6 cm, sendo as fêmeas geralmente maiores.



. Habitat: Em toda a Europa e Ásia, excepto a norte da Escandinávia. Em jardins, parques públicos, prados com flores e clareiras de bosques. Até aos 2500 metros de altitude. De salientar que a frequência desta borboleta depende das condições atmosféricas.


. Período de voo: De Julho a Outubro, em duas gerações. As borboletas nascidas na última geração costuma hibernar em locais protegidos, como nas fendas das árvores, debaixo dos telhados etc.








. Alimentação: As lagartas são de cor negra, com pequenas pintas brancas e longos espinhos pretos. Vivem de forma gregária onde se alimentam principalmente de Urtigas. Quando á falta destas plantas alimentam-se de Lúpulo (Humulus Lupulus).
A crisálida fica suspensa de cabeça para baixo na planta hospedeira ou em pedras.











. Detalhe da mancha ocelar onde são visíveis as escamas multi-coloridas que caracteriza esta espécie.

. Observação importante: Quando fecha as asas a sua camuflagem é perfeita e confunde-se com o meio ambiente. A borboleta desta espécie pode variar muito de tamanho.




video




Sem comentários:

Enviar um comentário