Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de janeiro de 2013

AGLAIS URTICAE - (Linnaeus, 1758)


. Características: Esta colorida borboleta pertence á família dos ninfalídeos (Nymphalidae), e por vezes é confundida com a Nymphalis Polycloros de aspecto idêntico.
É uma borboleta de tamanho médio, com uma envergadura de 4,5 cm a 5,5 cm. A face superior das asas apresenta uma fila muito nítida de manchas desenhadas nas margens anteriores e posteriores. Estas manchas são em forma de meia-lua, marginadas a preto e preenchidas a azul. Dão á borboleta um aspecto particularmente bonito, muito contrastante com a cor básica que é o laranja. Apresenta ainda três manchas negras na parte posterior das asas. A face inferior é de cor castanho-cinza jaspeada com uma faixa clara.



. Habitat: Por toda a Europa e Ásia. Em pradarias, jardins, orlas de bosques, montanha até aos 3000 metros de altitude.


. Período de voo: Em várias gerações. Aparece no Sul da Europa no início de Março, ao contrário do que sucede no Norte, onde começa a voar no princípio de Maio até ao fim do Verão. As borboletas da última geração hibernam na região onde nasceram, bem ocultas nas fendas das árvores, telhados ou celeiros.












. Alimentação: As lagartas vivem de forma gregária em lugares soalheiros, alimentando-se de Urtigas. São de cor preta, com duas riscas laterais amarelas e cobertas de pequenos espinhos.
A crisálida fica suspensa de cabeça para baixo nos ramos das plantas ou em pedras.

















. Observação importante: É uma das borboletas mais frequentes da Europa Central e uma das primeiras a voar na Primavera.











1 comentário: