. Características: Vulgarmente conhecida por "Tartaruga-da-Califórnia" esta borboleta diurna pertence á família Nymphalidae. A face superior das asas é de cor laranja com manchas pretas nas asas anteriores, principalmente junto á margem costal, onde se destacam três manchas maiores e uma esbranquiçada na extremidade da zona apical. As margens das asas são recortadas e são contornadas por uma faixa escura. A face inferior das asas possui um padrão de camuflagem eficaz, em tons de castanho mosqueado, assemelhando-se a uma folha seca quando pousada de asas fechadas. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: Habita em encostas montanhosas, clareiras e margens de florestas e áreas de vegetação rasteira. Está distribuída pela zona oeste dos Estados Unidos.
. Período de voo: Voa de Maio a Junho e de Setembro a Outubro.
. Alimentação: As lagartas são gregárias e vivem em grupos enquanto jovens. Á medida que crescem, vão-se tornando solitárias. A lagarta no último instar do seu desenvolvimento é de cor negra com numerosos espinhos negros e amarelos ramificados e uma dupla linha amarelada ao longo da zona dorsal, que por sua vez é dividida por uma linha negra. Alimenta-se de várias espécies de (Ceanothus) da família Rhamnaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde fica suspensa de cabeça para baixo, para se transformar em crisálida e onde posteriormente irá emergir o inseto adulto.
. Observação importante: Esta espécie é conhecida por apresentar explosões populacionais irregulares. Quando tal acontece migra para novas áreas para estabelecer novas colónias. A borboleta alimenta-se do néctar de flores, da seiva das árvores e dos sais minerais existentes no solo húmido. A borboleta hiberna. Existem cerca de 25 espécies do género Nymphalis.




















