Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

PINTURAS E GRAVURAS




. Interpretação do século XIX, dança da corte das borboletas.




. Interpretação do século XIX, paixão pela colecção de insectos.




. Borboletas, libélulas, moscas, lagartas, caracol. 

Aguarela, caneta, cinza e preto, 19 x 31,5 cm 
Museu do Louvre



. No século XIX o interesse pela História Natural estava na moda, pelo que eram vulgares as colecções privadas de insectos, plantas e minerais. Esta gravura representa um viveiro, que não era mais do que um recipiente de vidro onde se colocavam insectos vivos para se poderem observar os seus ciclos vitais.











































. Esta gravura mostra a atracção dos insectos pela luz á noite.

Ao que parece, os insectos nocturnos voam orientando-se pela luz da Lua, ou seja, deslocam-se de modo a verem esta luz sempre com o mesmo ângulo. Quando deparam com outra luz forte, mesmo artificial, passam a orientar-se por ela, voando em linha recta até a atingir. Depois começam a descrever círculos em seu redor.



. Gravura do século XIX representando um coleccionador de borboletas colectando alguns exemplares na natureza.






. "Retiro de borboletas"

Esta pintura do século XIX de W.Scott Myles mostra um recanto de um prado, com espécies de borboletas reunidas á volta das suas plantas favoritas.













Sem comentários:

Enviar um comentário