Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 17 de junho de 2018

PACHYSPHINX MODESTA - (Harris, 1839)


Características: Também conhecida por “Esfinge-modesta”, esta borboleta nocturna pertence á família dos Esfingídeos (Sphingidae). As suas asas são de cor cinza-escuro, com um terço basal mais claro, sendo as suas extremidades recortadas. As posteriores são acinzentadas com uma mancha carmesim e uma marca triangular azul e preta junto á extremidade interna das asas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 8 e os 12 cm de comprimento.


Habitat: Habita áreas montanhosas húmidas, zonas florestais, zonas ribeirinhas e parques, onde predomine as suas plantas hospedeiras. Distribui-se pelo Estados Unidos da América, estendendo-se até ao sul do Canadá.

Período de voo: Voa de Junho a Julho numa geração a norte, havendo uma segunda geração a sul até fins de Setembro.














Alimentação: As lagartas nos primeiros instares de vida são gregárias, vivendo e alimentando-se juntas em grupos. Á medida que vão crescendo e se aproxima a fase da metamorfose, vão-se separando e tornando solitárias. São de cor verde com riscas oblíquas brancas na zona lateral do corpo, das quais, a penúltima linha une-se ao característico apêndice ou espigão que todas as espécies de esfingídeos possuem no penúltimo segmento do corpo. Alimenta-se das folhas de árvores do género Populus, da família Salicaceae, como Choupos e Álamos, e também do género Salix, como os Salgueiros. Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo onde se enterra para pupar dentro de uma câmara subterrânea.










Observação importante: É de salientar que a sua coloração pode variar em alguns indivíduos, dependendo da zona, podendo ir do cinza, castanho ao verde-azeitona. Existem três espécies do género Pachysphinx.





Sem comentários:

Enviar um comentário