Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 9 de abril de 2017

CITHERONIA VOGLERI - (Weyenberg, 1881)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). As suas asas tem como cor de fundo preto-acastanhado, listrado por manchas ovais de cor branca. Nas asas posteriores as manchas são amarelo-creme, com uma mancha central de cor laranja. Na face inferior das asas a coloração e o padrão são iguais, mas mais vivos. No corpo da borboleta o tórax é negro, com duas linhas verticais brancas, sendo o abdómen listrado de negro e laranja. A face lateral do abdómen é amarelo com manchas pretas. A fêmea é idêntica ao macho, no entanto, é muito maior que este. A sua envergadura média varia entre os 9 e os 11 cm de comprimento.


. Habitat: Habita zonas arborizadas, como clareiras e orlas de florestas, onde cresça a sua planta hospedeira. Distribui-se por toda a América do Sul, até aos 2700 metros de altitude.

. Período de voo: (..............?)
O tempo de vida da borboleta é relativamente curto, cerca de 10 a 12 dias, por isso o seu único objectivo é encontrar parceiro e reproduzir-se para a continuação da espécie.




. Alimentação: A lagarta assemelha-se a um pequeno galho seco. É de cor cinza-acastanhada, com minúsculas protuberâncias granuladas sobre a pele. Possui ainda quatro tubérculos pontiagudos nos primeiros segmentos do corpo a seguir á cabeça, e outro situado no último segmento. Alimenta-se de várias espécies de Pyrocantha, que são arbustos que mais tarde formam árvores de pequeno porte da família Rosaceae. Na fase da metamorfose a lagarta em vez de fazer um casulo em seda como outras espécies de saturnídeos, desce até ao solo para procurar um local adequado para a pupação. Normalmente enterra-se no subsolo, onde constrói uma espécie de câmara, na qual a pupa permanecerá até emergir o insecto adulto á superfície.




. Observação importante: Como todos os Saturnídeos, esta espécie também não se alimenta em estado adulto, pois o seu aparelho bucal é demasiado rudimentar. Assim a borboleta vai gastando as reservas de energia acumuladas no seu corpo enquanto era lagarta. Existem cerca de 21 espécies do género Citheronia.






Sem comentários:

Enviar um comentário