Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 28 de junho de 2015

XESTIA C-NIGRUM - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta borboleta nocturna é uma das mais comuns da família dos Noctuídeos (Noctuidae). As suas asas são castanho-acinzentadas, com um brilho ou reflexos arroxeados. Possui ainda uma marca negra em forma de C, com uma área de cor creme pálido adjacente a esta na margem costal das asas anteriores. As asas posteriores são de cor creme. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3,5 cm e os 4,3 cm de comprimento.



. Habitat: Pode ser encontrada em áreas abertas como prados ou pastagens, encostas rochosas, zonas agrícolas, jardins e parques, até aos 1800 metros de altitude. Em toda a Europa, Ásia, Norte de África e América do Norte.


. Período de voo: De Maio a Outubro, em várias gerações. A última geração hiberna como lagarta, onde continuará o seu ciclo de vida até á Primavera seguinte.










. Alimentação: A lagarta pode apresentar vários tons de cor, dependendo do tipo de habitat. Podendo ser verde, castanho-esverdeada, castanho-acinzentada ou cinzenta. Apresenta vários traços escuros na zona dorsal, que vão desde o último segmento do corpo onde se destacam mais e vão-se desvanecendo ao longo do dorso. Possui ainda uma risca amarelada na zona lateral do corpo. A lagarta é polífaga, alimentando-se de vários tipos de plantas entre as quais; Epilobium angustifolium, Stellaria media, Trifolium, Urtica, Poaceae sp, Erodium sp, Rumex, Fumaria sp, entre outras. A lagarta é activa á noite, trepando pelos caules das plantas hospedeiras para aí se alimentar durante a noite. Durante o dia permanece escondida debaixo de folhas mortas ou parcialmente enterradas no subsolo. Na fase da metamorfose enterra-se no subsolo para aí se transformar em crisálida.








. Observação importante: Á noite é atraída pela luz artificial.






Sem comentários:

Enviar um comentário