Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

PAPILIO ANTIMACHUS - (Drury, 1782)



. Características: Este belo lepidóptero tem a distinção de ser a maior borboleta diurna de África e pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). Uma das suas principais características são as suas longas asas estreitas, de cor laranja-avermelhadas manchadas de castanho. As posteriores apresentam grandes pintas pretas no centro das asas, com as extremidades de cor castanho ondulado. A face inferior é idêntica mas com um padrão de cor amarelo-creme com manchas pretas. O seu corpo é amarelo e preto com pintas brancas na região do tórax e junto á cabeça. As fêmeas são mais pequenas que os machos, pois as suas asas anteriores são mais curtas e arredondadas. A sua envergadura varia entre os 20 cm e os 23 cm de comprimento.



. Habitat: Habita as florestas tropicais africanas até aos 1500 metros de altitude. Os machos são muitas vezes encontrados pousados junto ás margens de rios, sugando os sais minerais no solo húmido. São bastante territoriais, competindo pelo seu território e pela escolha das fêmeas. As fêmeas por sua vez, mantêm-se na copa das árvores escondidas, ou a esvoaçar e alimentando-se das flores de certas árvores. Raramente descem até ao solo, a não ser para procurar sais minerais.

. Período de voo: Foram observados indivíduos a voar desde Maio, atingindo um maior número no mês de Novembro.







. Alimentação: Como na maioria das espécies de lagartas de Papilio, esta provavelmente apresenta um órgão extensível bifurcado, chamado de osmeterium, no primeiro segmento do corpo junto á cabeça. Quando a lagarta é ameaçada ou perturbada, projecta este órgão para fora, que está ligado a uma glândula de cheiro com um odor repugnante, para afastar possíveis predadores. A pouca informação acerca desta espécie pouco comum, indica que talvez se alimente de plantas da família das Rutaceae.


. Nota do administrador do blog: (Devido a haver pouca documentação acerca desta espécie, não foi possível exibir aqui as fotos da lagarta e da crisálida).



. Observação importante: A borboleta é extremamente tóxica, tendo por isso poucos predadores naturais. Qualquer predador que tente comer uma destas borboletas, certamente irá se arrepender e não voltará a repetir a experiência. No entanto é uma espécie vulnerável e em risco, pois o seu habitat que é basicamente as florestas, está a desaparecer rapidamente devido aos incêndios e á desflorestação e abate de árvores, e pela venda ilegal destes belos insectos.






Sem comentários:

Enviar um comentário