Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

CYMOTHOE COCCINATA - (Hewitson, 1874)



. Características: De aspecto inconfundível, esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É uma espécie que apresenta dimorfismo sexual, ou seja, macho e fêmea apresentam diferenças acentuadas. Os machos possuem a face superior das asas de um vermelho-sangue, com pequenas pintas ou marcas de cor negra, que se acentuam na zona submarginal das asas posteriores. A face inferior das asas é menos vistosa, possuindo um padrão castanho-rosado manchado, com linhas e desenhos ondulados na zona interna das asas, e que lhe dão uma camuflagem eficaz. As fêmeas por sua vez são castanhas, com a zona central interna das asas alaranjadas. Possuem também as marcas negras submarginais maiores e mais alongadas. A face inferior é idêntica em ambos os sexos. A sua envergadura varia entre os 5,5 cm e os 6,5 cm de comprimento.



. Habitat: Habita as florestas tropicais de África, onde passa grande parte do tempo a esvoaçar na copa das árvores, descendo até ao solo, para aí se alimentar de sais minerais, de fruta madura ou excrementos de animais. Pode ser encontrada em países como o Ghana, Gabão, Nigéria, Camarões, Congo, até aos 500 metros de altitude.


. Período de voo: De Março a Maio, entre uma a duas gerações.











. Alimentação: As lagartas alimentam-se de espécies de Rinorea, da família (Viollaceae). Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em crisálida ficando presa a um ramo de cabeça para baixo.


. Nota do administrador do blog: (devido a haver pouca documentação sobre esta espécie, não foi possível divulgar as fotos da lagarta e crisálida).



. Observação importante: Existem cerca de 75 subespécies deste grupo de borboletas.






Sem comentários:

Enviar um comentário