Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 4 de janeiro de 2015

GRIPOSIA APRILINA - (Linnaeus, 1758)



. Características: Outrora mais frequente, esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). A sua coloração varia consoante o tipo de habitat, podendo ir do verde-claro ao verde-musgo-escuro, passando pelo verde-acinzentado. Apresenta também marcas e linhas transversais de cor preta e branca, que lhe dão um aspecto rico em contrastes, contribuindo assim para uma excelente camuflagem. As asas posteriores são acinzentadas com a zona interior basal um pouco mais clara, apresentando também uma linha tracejada escura em toda a sua margem externa. As patas são brancas com anéis pretos. Ambos os sexos são idênticos. Possui uma envergadura de 4,5 cm a 5 cm de comprimento.



. Habitat: Habita florestas mistas e secas, várzeas, matas, jardins e parques antigos. Em toda a Europa e Ásia menor.


. Período de voo: De fins de Agosto até Outubro, numa geração.
















. Alimentação: A lagarta possui um padrão axadrezado, de cor acastanhado e negro, com pintas brancas e uma linha tracejada longitudinal ao longo do dorso. Alimenta-se principalmente de Carvalhos (Quercus). No início quando jovens, alimentam-se dos botões e flores, passando depois para as folhas. Na fase da pupação a lagarta desce até ao solo, onde irá construir um casulo de seda entre as raízes das árvores e a vegetação do solo. Os ovos da borboleta são depositados nas fendas da casca das árvores, onde irão hibernar até á Primavera seguinte.









. Observação importante: Fica quase invisível quando pousada em superfícies que contenham líquenes. É atraída pela luz artificial.








Sem comentários:

Enviar um comentário