Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 16 de novembro de 2014

PYRONIA TITHONUS - (Linnaeus, 1767)



. Características: De aspecto inconfundível, esta pequena borboleta diurna pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A cor base das suas asas é o laranja, com bordos de cor castanha em toda a sua periferia. Apresenta ainda um ocelo de cor negra, com pupila dupla de cor branca nas asas anteriores. Nas asas posteriores existe também um minúsculo ocelo na parte interior das asas. O macho diferencia-se da fêmea por apresentar uma mancha castanha no centro das asas anteriores. A face inferior é castanha com uma faixa irregular de cor mais clara, e três ou quatro minúsculos ocelos nas asas posteriores. Possui igualmente um ocelo negro de pupila branca nas asas anteriores. A sua envergadura varia entre os 3,7 cm e os 4,8 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.



. Habitat: É comum vê-la pousada nas plantas de asas abertas aquecer-se ao sol. Habita em lugares quentes e floridos, como silvados, orlas e clareiras de florestas, bordas de caminhos, prados floridos etc. Em toda a Europa Central e Meridional.


. Período de voo: De Junho a Setembro, numa geração.










. Alimentação: A lagarta pode apresentar duas variações de cores. Verde ou acastanhada. É coberta por minúsculos pêlos e possui uma linha escura ao longo do dorso e outra de cor clara na parte lateral do corpo. Alimenta-se de várias gramíneas como; Agrostis ssp, Festuca ssp, Poa ssp, Elytrigia repens. Na fase da metamorfose a lagarta transforma-se em crisálida ficando suspensa de cabeça para baixo presa á vegetação. A lagarta hiberna.






. Observação importante: O número de indivíduos varia consoante o estado de conservação do habitat e o estado do clima. Quanto mais quente maior a quantidade de indivíduos.










Sem comentários:

Enviar um comentário