Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 30 de novembro de 2014

COSSUS COSSUS - (Linnaeus, 1758)



. Características: É uma espécie fácil de identificar, pois é uma borboleta grande e robusta. Pertence á família dos Cossídeos (Cossidae) e facilmente se confunde com a casca das árvores. As asas são castanho-acinzentadas, marcadas com finas linhas transversais escuras. Possui também uma linha de cor negra mais larga na zona do toráx e junto da cabeça. As asas posteriores são idênticas ás anteriores. A fêmea é maior e mais volumosa do que o macho, e a sua envergadura varia entre os 6,6 cm e os 9,6 cm de comprimento.


. Habitat: Aparece onde quer que existam Salgueiros e Álamos. Em zonas ribeirinhas, prados, jardins públicos etc. Nas montanhas até aos 1500 metros de altitude. Em toda a Europa, zona temperada da Ásia e Norte de África.


. Período de voo: De Maio a Agosto, numa geração.









. Alimentação: As lagartas são carnudas e achatadas, de cor amarelo-avermelhado, com a zona dorsal mais escura. Possuem fortes mandíbulas para triturar a madeira das árvores de que se alimentam. Alimentam-se da casca das árvores, depois furam o tronco abrindo várias galerias, provocando grandes danos nas árvores. Estas lagartas chegam a atingir 10 cm de comprimento e consomem vários tipos de árvores entre as quais; Alnus, Betula, Castanea, Citrus, Cydonia, Fagus, Fraxinus, Juglans, Malus, Olea, Populus, Prunus, Pyrus, Querqus, Salix, Sorbus, Ulmus, Vitis. As lagartas hibernam por várias vezes, entre dois ou três anos antes da pupação. Depois, constroem uma câmara na madeira e fabricam um casulo de serradura e fibras, onde iram permanecer as crisálidas até ao nascimento das futuras borboletas. A pupação também pode ocorrer no solo.







. Observação importante: É uma espécie activa á noite, e a espiritrompa do adulto encontra-se atrofiada, não podendo por isso alimentar-se no estado de borboleta. Por essa razão, o seu tempo de vida é relativamente curto, ao contrário da lagarta.







Sem comentários:

Enviar um comentário