Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 9 de novembro de 2014

ACRONICTA RUMICIS - (Linnaeus, 1758)



. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Noctuídeos (Noctuidae). É uma espécie relativamente comum e de aspecto variável, podendo ir do cinza-claro ao cinza mais escuro. Apresenta linhas e desenhos de cor preta, marcada por uma pequena mancha circular de cor clara no centro das asas anteriores. As asas posteriores são de cor castanho-acinzentadas. Ambos os sexos são idênticos. A sua envergadura é de 3 a 4 cm de comprimento.




. Habitat: Clareiras de florestas, prados, jardins, etc. Nas montanhas até aos 1500 metros de altitude. Em toda a Europa, partes da Ásia, Japão e noroeste de África.


. Período de voo: De Maio a Julho, podendo ocorrer uma segunda geração de Agosto a Setembro.















. Alimentação: A lagarta é mais vistosa que o adulto. É peluda e de cor castanha, apresentando duas filas de pequenas manchas brancas ao longo do dorso, com pequenas pintas de cor laranja no seu centro. Na zona lateral do corpo apresenta igualmente uma faixa de cor branca com várias pintas de cor laranja.

Alimenta-se de várias plantas como; Salix caprea, Urtica, Rumex obtusifolius, Rubus fruticosus, Euphorbia cyparissias, Calluna vulgaris, Plantago lanceolata, Centaurea jacea, Taraxacum seita, Rudelaria.
Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo de seda que adere á vegetação, a uma pedra ou muro, onde irá pupar. A crisálida hiberna.











. Observação importante: Passa facilmente despercebida quando pousada em troncos de árvores cobertas por liquens. É atraída pela luz artificial.






Sem comentários:

Enviar um comentário