Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 19 de outubro de 2014

LIBYTHEA CELTIS - (Laicharting, 1782)



. Características: Conhecida vulgarmente por "borboleta-do-Lódão", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). Possui as asas recortadas, de cor castanho-escuro, com manchas axadrezadas de cor amarelo-alaranjado e uma ou duas pintas brancas nas asas anteriores. A face inferior apresenta um padrão idêntico ao de uma folha seca, com um lóbulo bastante acentuado no centro das margens das asas posteriores, que utiliza como disfarce, encolhendo as asas anteriores e fazendo sobressair as posteriores. É de salientar também, que esta espécie possui os palpos labiais bastante compridos, mais do que qualquer outra espécie.
Possui uma envergadura de 3,5 cm a 4,5 cm de comprimento. Ambos os sexos são idênticos.



. Habitat: Habita encostas rochosas ricas em bosques, matagais e com abundância de Celtis. Tem como hábito juntar-se em grupos e sugar os sais minerais dissolvidos em zonas húmidas e lamacentas. Distribui-se pelo Sul da Europa, Ásia menor até ao Japão, e nordeste de África, até aos 1500 metros de altitude.


. Período de voo: De Abril a Setembro, em duas gerações. As borboletas da segunda geração hibernam, voltando a ficar activas no início da Primavera seguinte. Depois migram mais para norte, para aí se voltarem a reproduzir.










. Alimentação: As lagartas alimenta-se de Celtis australis, e podem apresentar duas colorações diferentes; verdes ou acastanhadas, com uma risca na zona dorsal e outra na zona lateral do corpo de cor amarelada. Quando perturbadas deixam-se cair, ficando presas por um fio de seda. Para se transformar em crisálida, a lagarta fica suspensa de cabeça para baixo, presa ás folhas ou ramos da planta hospedeira.










. Observação importante: Como muitas outras espécies, esta borboleta está a ficar ameaçada pela perda de habita, quer pela urbanização quer pela agricultura.








Sem comentários:

Enviar um comentário