Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de setembro de 2014

HIPPOTION CELERIO - (Linnaeus, 1758)



. Características: De aspecto robusto e aerodinâmico, esta borboleta pertence á família dos Esfingídeos (Sphingidae), um grupo de borboletas consideradas grandes voadoras. O seu corpo e asas triangulares são listradas de cor verde-oliva e ocre, com uma faixa clara ou prateada que atravessa as asas anteriores obliquamente. As asas posteriores são de cor vermelho-rosado com uma faixa de nervuras pretas. A sua envergadura varia entre os 6 cm e os 7,2 cm de comprimento.



. Habitat: Áreas costeiras, encostas rochosas, jardins, áreas cultivadas com vinhas, etc. No Sul da Europa, Centro e Sul da Ásia, África e Austrália.


. Período de voo: É migradora. Desloca-se por vezes até á Europa vinda de África onde se reproduz, iniciando outra geração. Voa de Junho a Setembro, em duas gerações.














. Alimentação: A lagarta apresenta duas formas, podendo ser de cor verde ou castanha, com finas linhas tracejadas no dorso. Possui duas grandes manchas em forma de «olhos» na zona dorsal e perto da cabeça, que utiliza para intimidar os predadores. Encolhe a cabeça para dentro e faz sobressair os «olhos» assustadores. Possui ainda uma espécie de espigão negro na extremidade do corpo que é inofensiva, característico dos esfingídeos.

Alimenta-se de várias plantas como; Rumex abyssinicus, Ampelosis, Galium verum, Epilobium, Fuchsia, Boerhavia elegans, Beta vulgaris, Cissus cirrhora, vitis vinifera, Acacia karoo, Acacia caffra, Impatiens, Vigna, Ipomoea batatas, Ipomoea cairica, Ipomoea involucrata.
Na fase da metamorfose aa lagarta faz a pupação no solo.









. Observação importante: Para se poder observar bem o padrão das suas asas a borboleta tem que estar pousada, pois possui um voo muito rápido semelhante ás aves colibri. A lagarta possui duas grandes manchas em forma de «olhos» que utiliza para intimidar os predadores.










Sem comentários:

Enviar um comentário