Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 9 de março de 2014

PARASEMIA PLANTAGINIS - (Linnaeus, 1758)



. Características: Parecida com a «Arctia caja», esta borboleta pertence á família dos Arctídeos (Arctiidae). Ambos os sexos possuem cores diferentes. As asas anteriores são negras manchadas de branco, enquanto as posteriores são geralmente vermelhas manchadas de negro, nas fêmeas. Nos machos pelo contrário, possuem as asas anteriores igualmente brancas e negras, mas já as posteriores são amarelas ou brancas manchadas de negro. Possuem uma envergadura que varia entre 3,5 a 4 cm.



. Habitat: Aparece em pastagens húmidas, regiões pantanosas, até aos 3000 metros de altitude. Em toda a Europa, Ásia e Norte de África.


. Período de voo: De Junho a Julho, numa geração. É activa também de dia, ao contrário dos outros Arctídeos.














. Alimentação: A lagarta é muito peluda e negra, com uma faixa de pêlo de cor castanho-avermelhado na zona dorsal do corpo. Alimenta-se de várias herbáceas como, plantago major, hieracium caespitosum, senecio vulgaris, helianthemum nummularium, taraxacum officinale, sanguisorba minor, silene, etc. A lagarta hiberna e faz a pupação no solo.






Observação importante: As lagartas desta espécie como são muito peludas e de sabor um pouco desagradável, são evitadas pelas aves insectívoras. Esta espécie é também um exemplo de polimorfismo. Nenhuma outra espécie varia tanto como esta, podendo existir vários indivíduos diferentes numa única população.










Sem comentários:

Enviar um comentário