Grande-pavão-noturno

. Habitat: Sendo uma espécie que gosta de calor, esta distribui-se pela Europa Meridional e Central. Em zonas de bosques e regiões com arbustos, orlas de florestas, parques, jardins e pomares.
. Período de voo: Voa de Maio a Junho numa geração.
. Alimentação: As lagartas são negras com verrugas vermelhas, mais tarde são verdes com protuberâncias de cor azul das quais saem espinhos e longos pelos. As patas são de cor castanha. Alimentam-se de árvores de folha caduca como Malus, Pirus, Prunus, Fraxinus, Populus.
Para se transformarem em crisálida tecem um casulo de seda de cor castanho em forma de pêra, no qual a crisálida irá hibernar. As borboletas eclodem em cada dois a três anos.
. Observação importante: As fêmeas na fase de reprodução, emitem feromonas que atraem os machos até a uma distância de 20 km. As borboletas desta espécie não se podem alimentar pois não possuem espiritrompa. Toda a energia que obtêm é das reservas acumuladas no seu corpo enquanto lagartas. Por isso vivem poucos dias, só com a função de se reproduzirem para a continuação da espécie.
Maravilhosa!
ResponderEliminar