Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 27 de outubro de 2013

SATURNIA PAVONIA - (Linnaeus, 1758)


Pequeno-pavão-noturno
 
. Características: Vulgarmente conhecida por «pequeno-pavão-noturno», a Saturnia pavónia pertence á família dos Saturnídeos (Saturnidae). É mais pequena que a Saturnia pyri, faltando-lhe as faixas negras das asas anteriores e posteriores. Neste caso os machos apresentam nas asas anteriores um colorido castanho-acinzentado enquanto as posteriores são castanho-amareladas. Apresentam igualmente grandes ocelos em ambas as asas, acompanhadas por uma linha ondulante. Os machos são mais pequenos que as fêmeas, têm o corpo menos robusto e antenas pectinadas. As fêmeas por sua vez, são maiores e de colorido acinzentado. A sua envergadura varia entre os 5cm a 5,8 cm nos machos, e 6 cm a 7,5 cm nas fêmeas.


Habitat: Em toda a Europa até á Sibéria Oriental. Em florestas de árvores de folha caduca, pântanos, clareiras e terrenos secos. Dá-se principalmente em zonas arbustivas pouco utilizadas pelo homem, onde se desenvolvem urzes, até aos 2000 metros de altitude.

. Período de voo: De Maio a Junho numa geração.






. Alimentação: As lagartas acabadas de eclodir vivem em conjunto durante algum tempo, separando-se quando se preparam para se transformarem em crisálidas. As lagartas quando crescidas são verdes com pequenas manchas pretas, das quais saem protuberâncias amarelas revestidas de longos pelos e espinhos. Alimentam-se de abrunheiros, framboesas, silvas, roseiras e árvores de folha caduca. Para se transformarem em crisálidas, constroem um casulo de seda em forma de pêra, onde a crisálida irá hibernar. A borboleta sairá daí mais tarde pela parte mais estreita.







. Observação importante: As fêmeas voam de noite, os machos voam de dia. Durante o dia as fêmeas permanecem pousadas nos ramos das árvores segregando feromonas que iram ser captadas pelas antenas pectinadas dos machos. Estes voam em direção ao odor sexual, tentando localizar as fêmeas.
Esta espécie tal como a Sturnia Pyri não possui espiritrompa, portanto a borboleta não poderá se alimentar, para isso irá recorrer ás reservas de energia acumuladas enquanto lagarta. O seu tempo de vida será curto, de poucos dias, tempo suficiente para se poderem reproduzirem.







Sem comentários:

Enviar um comentário