Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de setembro de 2013

NYMPHALIS POLYCHLOROS - (Linnaeus - 1758)


Borboleta-dos-ulmeiros

. Características: A Nymphalis polychloros é uma borboleta de médio porte, mais conhecida por «borboleta dos ulmeiros» e pertence á família dos ninfalídeos (Nymphalidae). É uma borboleta vistosa, sendo a face superior das asas de cor laranja-avermelhado, salpicada de manchas pretas. Possui ainda lúnulas azuis no rebordo das asas posteriores. A face inferior é castanho-jaspeado, igualmente com lúnulas azuis no rebordo das asas como na face superior, produzindo assim uma camuflagem eficaz no meio que a rodeia. O colorido é idêntico em ambos os sexos. Por vezes pode ser confundida com outras espécies como a Aglais urticae ou a Vanessa cardui. A sua envergadura varia entre os 5,5cm e os 6 cm.


. Habitat: Em toda a Europa, Ásia e Norte de África. Principalmente em bosques até aos 1500 metros de altitude.

. Período de voo: De Março a Setembro em duas gerações.






. Alimentação: As lagartas são pretas com finas riscas castanhas e cobertas por numerosos espinhos. Vivem de forma gregária e alimentam-se de salgueiros, choupos e ulmeiros. Também árvores de fruto, o que seria a sua fatalidade.
A crisálida fica suspensa de cabeça para baixo, num ramo próxima ao solo, até o inseto adulto emergir.








. Observação importante: As borboletas nascidas na última geração hibernam durante os meses mais frios de Inverno. Nas fendas das árvores, edifícios antigos, sótãos, grutas etc. São atraídas por frutos maduros ou putrefatos e pela resina das árvores. Nos últimos anos, têm-se tornado raras devido á destruição do seu habitat, tais como o desaparecimento de árvores de folha caduca. A utilização de pesticidas contribuiu igualmente para a redução da sua população. Outrora esta espécie era considerada uma ameaça para os pomares, hoje é uma das espécies incluída na «Lista Vermelha».






Sem comentários:

Enviar um comentário