Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 11 de novembro de 2012

MEIO-LUTO OU MARMOREADA


MELANARGIA GALATHEA (Linnaeus, 1758)


. Características: A Melanargia galathea, mais vulgarmente conhecida por meio-luto ou marmoreada branca, é uma borboleta que pertence á família dos Satirídeos (Satiridae). Tem uma envergadura média de asas de 5 cm, sendo as fêmeas ligeiramente maiores que os machos. As asas são vistosas, manchadas de branco e negro, produzindo um padrão axadrezado. As fêmeas são um pouco mais claras, e na face inferior das asas são amareladas.




. Habitat: Outeiros secos, florestas com prados, clareiras de encostas, solos pobres mas com muitas flores. Nas zonas montanhosas até aos 2000 m de altitude.
Esta espécie distribui-se por toda a Europa, excepto na Escandinávia e Escócia. Na Espanha apenas na zona Norte. Também se encontra na Ásia e Norte de África.

. Período de voo: Numa geração, que vai desde fins de Junho até Agosto.








. Alimentação: A lagarta vive sobre plantas herbáceas e alimenta-se de Phleum, Agropyron, Brachypodium, Holcus, Triticum etc. Alimenta-se durante a noite e durante o dia permanece oculta na parte inferior das folhas e caules das ervas. Esta é de cor esverdeada, mas existe uma variante de cor amarelada. Possui riscas claras ao longo do corpo e uma cauda em forma de «garfo», característica típica desta família. A lagarta hiberna nos meses de inverno, e a metamorfose em crisálida é feita no solo.






. Observação importante: É a única espécie existente no norte dos Alpes. Esta espécie é também variável no desenho cromático das asas, desenvolvendo numerosas formas locais.









 

Sem comentários:

Enviar um comentário