Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 25 de novembro de 2012

COLIAS CROCEA (Geoffroy, 1785)


. Características: Vulgarmente conhecida por Colias comum ou Borboleta-Maravilha,este lepidóptero pertence á família dos Pierídeos (Pieridae).
Tem uma envergadura média de 4,5cm a 5,5cm. A parte superior das asas é de cor amarelo alaranjado com uma pinta negra nas asas anteriores e uma laranja nas asas posteriores. As margens das asas apresentam largas manchas negras, que nas fêmeas são salpicadas de manchas amarelas. A parte inferior é geralmente de cor amarelo pálido ou amarelo esverdeado com pequenas manchas escuras próximas ás margens das asas. Possui um ou dois ocelos esbranquiçados circulares no centro das asas posteriores, e uma pinta negra perto da margem das asas anteriores.
É uma borboleta de voo rápido, fácil de fotografar, sobretudo quando está pousada em flores ou pequenos ramos, contudo já não é tão fácil observar a parte superior das asas quando estão abertas, pois quando pousa manten-nas quase sempre fechadas.

Habitat: Distribui-se pelos territórios mais quentes da Europa, da Ásia Ocidental e Norte de África. Encontra-se em terrenos planos e ondulados, campos e pradarias, inclusive é frequente encontrá-la em zonas de zonas de montanhas até aos 2000 m de altitude.




. Nesta imagem pode-se ver o macho á esquerda e a fêmea á direita durante um voo nupcial.


. Período de voo: Desde Abril a Maio e de Julho a fins de Setembro, em duas ou três gerações. é uma espécie migradora. Em anos favoráveis o seu instinto pode-as levar a realizar migrações até ás zonas mais frias do norte da Europa, ainda que depois não possam sobreviver ao rigoroso Inverno.


. Alimentação: As lagartas alimentam-se de esparceta, loto e alfafa. As lagartas hibernam. A crisálida é cingulada nos ramos das plantas, pedras etc. Este estado pode durar duas ou três semanas até á eclosão da borboleta.






. Observação importante: Há um evidente dimorfismo sexual, que se acentua na variedade "hélice". As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos e as margens das asas de cor negra, são salpicadas de pequenas manchas amarelas na face superior. Esta variação é exclusiva das fêmeas que se caracteriza por substituir as vivas cores amarelo-alaranjado dos machos, por cores mais esbatidas amareladas ou esbranquiçadas.









Sem comentários:

Enviar um comentário