. Características: A Chelis maculosa é uma vistosa borboleta noturna da família Erebidae. As suas asas anteriores são beje acastanhado claras no caso do macho, adornadas com manchas negras mais ou menos geométricas. As asas posteriores são de cor carmesim ou rosa claro com manchas negras irregulares. O seu tórax é igualmente castanho claro com três pequenas faixas negras, tal como o seu abdómen que possui uma faixa vertical negra na parte superior central entre os segmentos, e outras duas na parte lateral. A fêmea por sua vez distingue-se do macho por possuir as asas anteriores e o abdómen acinzentados, e asas posteriores de um rosa ou carmesim mais escuro e intenso. A sua envergadura varia entre os 2,3 os 3,5 cm de comprimento.
. Habitat: Prefere áreas calcárias de vegetação baixa em zonas montanhosas. Está distribuída pela Europa central e meridional até ao leste da Ásia.
. Período de voo: Voa de Junho até Agosto, dependendo da localização.
. Alimentação: A lagarta é castanho escura, peluda, e exibe uma linha alaranjada ao longo da zona dorsal e lateral do corpo. Alimenta-se de várias espécies de plantas, com preferência por Galium verum da família (Rubiaceae) e Achillea da família (Asteraceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um frágil casulo de seda, que reveste com os pelos do seu corpo, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente em adulto.
. Observação importante: A lagarta hiberna. Existem oito espécies do género Chelis. Esta espécie está ameaçada pela destruição do habitat devido á ação do homem.
Sem comentários:
Enviar um comentário