. Características: Conhecida vulgarmente por "Fauno grande", esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor castanha, com uma faixa oblíqua difusa mais clara, castanho-ocre, junto á zona apical das asas anteriores. Esta faixa é mais clara nas fêmeas. A face inferior é igualmente castanha, com uma fileira de pintas redondas brancas dispostas verticalmente em ambas as asas. A sua envergadura varia ente os 6 e os 7 cm de comprimento.
. Habitat: Habita as orlas das florestas tropicais e subtropicais, bem como trilhos e caminhos. Voa muito perto do solo, quer nos troncos das árvores, como no chão da floresta onde se confunde com a manta morta. Alimenta-se de frutos maduros ou putrefactos, e da seiva das árvores. Distribui-se pelo Sul e Sudeste Asiático. . Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
. Alimentação: As lagartas são gregárias, e no último instar do seu desenvolvimento são de cor negra na zona lateral e inferior do corpo,com a parte superior amarelo-alaranjado e anéis negros entre os segmentos do corpo, que é revestido por longos e finos pelos brancos. Exibe também sobre a cabeça duas pequenas protuberâncias que terminam numa coroa espinhosa. Alimentam-se de Smilax china,Smilax lanceifolia da família Smilacaceae, e Phoenix hanceana da família Arecaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.
. Observação importante: Existem cerca de onze espécies do género Faunis.
Sem comentários:
Enviar um comentário