
. Habitat: Habita as florestas do Sudeste Asiático, mais precisamente em Orchid Island (Ilha das Orquídeas) em Taiwan, nas Filipinas e Indonésia. Tem por hábito esvoaçar na copa das árvores e pousar na folhagem á procura de potenciais parceiros. Desce até ao nível do solo para se alimentar do néctar das flores e para a colocação dos ovos na sua planta hospedeira.
. Período de voo: Pode ser vista em maior número entre os meses de Março a Abril e de Setembro a Outubro.
. Alimentação: A lagarta é de cor castanho-avermelhado aveludado e possui numerosos tubérculos avermelhados sobre o corpo, e uma mancha branco-creme a meio da zona dorsal. Como todos os Papilionídeos esta também possui um órgão bifurcado atrás da cabeça denominado osmeterium, que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Alimenta-se de plantas da família Aristolochia entre as quais; Aristolochia acuminata, A. debilis, A, kankauensis, A. tagala e A. Zollingeriana. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a um ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida.
. Observação importante: É uma espécie que se encontra em declínio e portanto está-se a tornar rara devido á perda do seu habitat, captura e venda ilegal. Está listada no apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens). Agora está estritamente protegida por lei.
Existem seis espécies do género Troides e uma subespécie.
Sem comentários:
Enviar um comentário