Páginas

domingo, 29 de junho de 2025

ZYGAENA FAUSTA - (Linnaeus, 1767)


. Características: A Zygaena fausta é uma colorida borboleta noturna que pertence á família Zygaenidae. As suas asas anteriores são negras com reflexos azuis escuros iridescentes, e com grandes manchas vermelhas contornadas a cor creme. As asas posteriores são vermelhas contornadas nas extremidades por uma linha negra. O seu corpo é negro com exceção do tórax que possui uma "gola" vermelha logo a seguir á cabeça e nos últimos segmentos do abdómen. As suas antenas são longas e em forma de clava o que caracteriza este género de borboletas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 2,5 e os 3 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em zonas quentes e secas, tais como dunas e terrenos calcários, encostas rochosas. Está distribuída pela Europa ocidental.

. Período de voo: Apesar de ser uma borboleta noturna voa durante dia. Voa de Abril a Outubro.











. Alimentação: A lagarta é verde com uma linha negra tracejada de cada lado da zona dorsal, seguida de outra de cor branco amarelada. Possui também o corpo coberto por pequenos pelos ou cerdas esbranquiçadas. Alimenta-se de plantas da família Fabaceae como Coronilla coronata, Coronilla juncea, Coronilla mínima. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda, no interior do qual irá se transformar em pupa e posteriormente irá emergir o inseto adulto.









. Observação importante: Apesar de ser uma borboleta noturna voa durante dia. As cores vivas e brilhantes das suas asas indicam a potenciais predadores que, ou é tóxica ou tem um sabor desagradável.




domingo, 22 de junho de 2025

ATHYMA RANGA - (Moore, 1858)


. Características: A Athyma ranga é uma borboleta diurna que pertence á família Nymphalidae. É uma espécie que pode variar um pouco de padrão, principalmente nas estações muito secas. A face superior das suas asas são de cor castanho escuro ou negro aveludadas, com largas faixas transversais de manchas brancas, com reflexos azuis escuros esverdeados iridescentes. A face inferior é idêntica á superior. O seu abdómen possui duas fileiras de pequenas manchas brancas entre os segmentos. A fêmea é maior que o macho, de tons mais acastanhados e com manchas mais largas. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6,5 cm de comprimento.


. Habitat: É encontrada em áreas florestais com cursos de água por perto. Está distribuída pela Índia e Sudeste Asiático.

. Período de voo: Voa ao longo do ano em várias gerações.









. Alimentação:  A lagarta ao longo do seu crescimento vai adquirindo várias tonalidades desde tons acastanhados até á cor verde com uma faixa branca a meio da zona dorsal e lateral do corpo que é coberto por numerosos espinhos ramificados esbranquiçados. Também a cabeça ostenta uma coroa de pequenos espinhos. Alimenta-se de Osmanthus, Olea, Ligustrum da família (Oleaceae) e Lonicera da família (Caprifoliaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente irá emergir o adulto.











. Observação importante: Esta espécie é legalmente protegida na Índia pelo Anexo II da Lei de Proteção à Vida Selvagem de 1972. Existem cerca de 45 espécies no gênero Athyma.



domingo, 15 de junho de 2025

ASTEROCAMPA CELTIS - (Boisduval e Leconte, 1835)


. Características: Conhecida vulgarmente por "borboleta-Imperador Hackberry", esta borboleta pertence á família Nymphalidae. A face superior das suas asas são de cor castanho claro cor de canela, com metade das asas anteriores de cor negro acastanhado com manchas brancas e um ocelo negro contornado a castanho claro. As asas posteriores possuem uma fileira de grandes pintas negras com duas linhas escuras onduladas paralelas junto ás extremidades. A face inferior é de tons castanho acinzentado com uma fileira de pequenos ocelos negros de núcleo branco azulado contornados a amarelo e negro. O macho é mais pequeno e mais escuro, enquanto a fêmea é maior e de tons mais claros. A sua envergadura varia entre os 5 e os 6,3 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em locais onde exista a sua planta hospedeira, geralmente perto de cursos de água. Margens e clareiras de florestas, ao longo de riachos arborizados e parques. Pousa com frequência em solos húmidos e lamacentos para absorver os sais mineralizados. Está distribuída por grande parte do leste dos Estados Unidos e México.

. Período de voo: Voa de Maio a Setembro em duas gerações.








. Alimentação: A lagarta é verde com minúsculas protuberâncias granuladas de cor branco amarelado, duas linhas longitudinais de cor creme de cada lado da zona dorsal e zona lateral do corpo. Possui também dois pequenos apêndices semelhantes a duas pequenas caudas no último segmento do corpo. Na cabeça exibe uma coroa de espinhos dos quais se destacam dois em forma de chifres. Alimenta-se das folhas de várias espécies de árvores do género Celtis da família (Cannabaceae) como (Celtis laevigata) e (Celtis occidentalis). Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida e posteriormente em adulto.








. Observação importante: A lagarta hiberna nos primeiros instares do seu crescimento debaixo das folhas caídas no solo. O adulto alimenta-se da seiva das árvores e do suco dos frutos maduros, carcaças e excrementos de animais. O néctar das flores são alimentos secundários. Existem quatro espécies do género Asterocampa.