Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

MORFOLOGIA DA BORBOLETA


. O corpo das borboletas é idêntico ao de outros insectos, possuindo um esqueleto externo (ou exosqueleto), com um revestimento formado por várias camadas de uma massa resistente e sólida, chamada de «Quitina». Essa camada exterior, ou cutícula, assegura a solidez e protege de uma transpiração excessiva, ou da penetração de água, substâncias tóxicas etc. Para que o corpo permaneça flexível, a cutícula quitinosa possui linhas de menor resistência (suturas), que permitem os movimentos.
O corpo da borboleta é composto por 3 segmentos: cabeça, tórax e abdómen.
As borboletas são os únicos insectos em que cada parte do corpo, das asas ás patas, é coberta por milhares de delicadas escamas. As escamas mais notáveis são as que cobrem os lados superior e inferior das asas, pois dão á borboleta a cor e o padrão. Elas estão dispostas como as telhas de um telhado (sobrepostas), e a sua cor pode ser física, por refracção da luz, que muda segundo o ângulo de incidência dos raios de luz, proporcionando irisações e reflexos metálicos; ou química devido a pigmentos. Nalgumas espécies certas escamas foram especialmente concebidas para lançarem odores para atrair o parceiro, desempenhando assim uma importante função no acasalamento.
Na cabeça tem dois pares de antenas que informa o cérebro do meio ambiente que a rodeia e que também servem como órgãos olfactivos. Quanto maiores e plumosas, mais órgãos sensoriais possuem e maior capacidade olfactiva oferecem á borboleta. Os dois grandes olhos compostos, são constituídos por numerosas lentes ou facetas. As facetas são sensíveis não só aos movimentos como também aos padrões coloridos de flores e de outras borboletas. Na parte inferior da cabeça encontra-se o aparelho bucal sugador, com espiritrompa, ou mandíbulas atrofiadas e palpos labiais. A espiritrompa é um órgão tubular que pode desenrolar-se sempre que o insecto seja alimentar-se do néctar das flores, do sumo dos frutos maduros, de resíduos minerais ou outros fluidos.

 
 
. Imagem representativa dos vários tipos de antenas.
 
 
. Imagem representativa da morfologia externa da borboleta.



. Nestas imagens é possível observar as escamas das asas de uma borboleta várias vezes ampliadas, onde se verifica o posicionamento das escamas umas sobre as outras como as telhas de um telhado.


. O tórax é a parte poderosa do corpo, com músculos conectados com dois pares de asas compostas de várias nervuras que não só possibilitam o máximo de eficiência de voo, como estudos recentes mostram que a circulação do fluido do corpo nas nervuras ajuda o insecto a aquecer ou arrefecer, usando as asas como um radiador. Possui ainda 3 pares de patas frágeis e delicadas para sustentar o corpo.
Os órgãos reprodutores encontram-se na extremidade do abdómen, o qual contém a maior parte do aparelho digestivo.
Os Lepidópteros possuem um aparelho circulatório aberto que não está relacionado com o respiratório e o seu sangue, a «hemolinfa» é verde-amarelado.







9 comentários:

  1. Excelentes informações! Obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço por ter gostado do conteúdo do blog e por me ter adicionado aos seus círculos. Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Fernando. Poderia me dizer de qual livro retirou essas informações?

    ResponderEliminar
  4. muito bem feito o blog e o assunto abordado amei !!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Além do conteúdo relevante poderia me dizer que música é essa e como posso baixar.
    denisedacruz57@gmail.com
    obrigada

    ResponderEliminar
  6. obrigada pelas informações ....gostaria de colocar que invertebrados não tem patas e sim pernas ...

    ResponderEliminar
  7. O que acontece se cortar a asas de
    uma Borboleta por estar atrofiada ?
    Por favor me respondão !

    ResponderEliminar
  8. Muito legal, Parabéns, lindo trabalho!!!

    ResponderEliminar