Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO






BORBOLETAS AMEAÇADAS NA EUROPA


. Um terço das 482 espécies de borboletas da Europa sofreu um declínio visível na última década e 9% estão agora gravemente ameaçadas de extinção, enquanto outros 10% se encontram muito perto desse perigo. Estes são dados da "
Lista Vermelha das Borboletas Europeias", elaborada pela IUCN - International Union for Conservation of Nature, em colaboração com a União Europeia (EU). 

Para inverter o problema que está a afectar estas espécies na Europa, a IUCN propõe no relatório que se invista, entre outras medidas, na protecção dos habitats, com a melhoria das políticas agrícolas, e na monitorização mais apertada das espécies ameaçadas.
A perda acelerada de habitats, a expansão do turismo, e as alterações drásticas nas práticas agrícolas, quer pela sua intensificação em algumas regiões quer pelo abandono noutras, é justamente um dos problemas-chave para explicar o que está acontecer ás populações de muitas espécies de borboletas europeias. Já para não falar das mudanças climáticas, sobretudo das secas, e dos produtos químicos, que também causam impactos negativos a estes insectos.

. A borboleta azul ou Maculinea alcon..........Família: (Lycaenidae), é uma das espécies mais emblemáticas do Parque Natural do Alvão (Portugal). Tem várias colónias no parque que estão a ser preservadas e estudadas, e encontram-se em muitos países do Norte e Centro da Europa em vias de extinção.








. Macho
. Fêmea

. Também a grande-branca-da-madeira ou Pieris wollastoni............Família: (Pieridae), borboleta única que só existe na ilha portuguesa da Madeira, é uma das espécies que se encontra em situação crítica na Europa. Não é vista na ilha há mais de 20 anos e já há quem a tenha declarado como extinta.









. (Em construção......)



BORBOLETAS AMEAÇADAS NO BRASIL SEGUNDO DADOS DO IBAMA


. São várias as espécies de lepidópteros ameaçados de extinção no Brasil, e a sua causa tem vários factores como já foi mencionado acima. A seguir segue uma lista das espécies ameaçadas elaborada pelo órgão governamental, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA):

. Dasyophtalma vertebralis..........Família: (Nymphalidae)

. Face superior 
. Face inferior

. Agrias claudina claudina..........Família: (Nymphalidae)

. Face superior 
. Face inferior

. Prepona deiphile brooksiana.............Família: (Nymphalidae)

. Face superior

. Eresia erysice...........Família: (Nymphalidae)

. Eutresis hypareia imeriensis.............Família: (Nymphalidae)

. Actinote zikani............Família: (Nymphalidae)


. Heliconius nattereri.............Família: (Nymphalidae)

 . Macho (face superior)
. Fêmea (face superior)

. Hyalyris fiammetta.............Família: (Nymphalidae)

 . Face inferior

. Hyalyris leptalina leptalina............Família:(Nymphalidae)

. Hypoleria fallens..............Família: (Nymphalidae)

. Hypoleria mulviana............Família: (Nymphalidae)

. Mechanitis bipuncta............Família: (Nymphalidae)

. Melinaea mnaisas..............Família: (Nymphalidae)

 . Face superior
. Face inferior

. Napeogenis cyrianassa xanthone...........Família: (Nymphalidae)

. Orobrassolis ornamentalis............Família: (Nymphalidae)

. Scada karschina delicata.............Família: (Nymphalidae)

. Moshoneura methymna...........Família: (Pieridae)

 . Face superior 
. Face inferior

. Perrhybris flava...........Família: (Pieridae)

 . Macho (face superior)
 . Macho (face inferior)
 . Fêmea (face superior)
. Fêmea (face inferior)

. Joiceya praeclara...........Família: (Lycaenidae)

. Eurytides iphitas.............Família:(Papilionidae)

. Macho (face superior)
. Macho (face inferior)

. Eurytides lysithous harrisinus...........Família: (Papilionidae)

. Mimoides lysithous harrisianus............Família: (Papilionidae)

. Papilio himeros baia.............Família: (Papilionidae)

. Face superior

. Papilio zagreus zagreus.............Família: (Papilionidae)

 . Macho (face superior)
. Macho (face inferior)

. Papilio zagreus neyi.............Família: (Papilionidae)

. Macho (face superior)

Papilio zagreus bedoci.............Família: (Papilionidae)

. Heraclides himeros himeros..............Família: (Papilionidae)

. Macho (face superior)
. Macho (face inferior)
 . Fêmea (face superior)
. Fêmea (face inferior)

. Parides burchellanus............Família: (Papilionidae)


. Parides ascanius...............Família: (Papilionidae)

 . Macho (face superior)
. Macho (face inferior)

. Parides lysander mattogrossensis.............Família: (Papilionidae)



PAPUA NOVA-GUINÉ

Ornithoptera alexandrae é uma borboleta endémica das florestas da Papua-Nova Guiné. É descrita como sendo a maior espécie de borboleta diurna do mundo, cujas fêmeas alcançam facilmente os 27 a 30 cm de envergadura, enquanto os machos mais pequenos atingem em média 16 a 18 cm de comprimento.
Esta é uma espécie ameaçada, tanto pela perda de habitat como pela sua venda ilegal. Em 1951 grandes extensões de florestas foram destruídas pela erupção vulcânica do Monte Lamington. Actualmente a principal causa pela perda do seu habitat, é a expansão da indústria do óleo de palma, agravado pelo desenvolvimento de plantações de borracha e cacau.
Em 1966 o governo de Papua Nova Guiné implantou medidas de protecção á espécie, proibindo e controlando a sua venda internacional, reduzindo assim a sua comercialização. Mas a sua  captura ilegal por parte de coleccionadores sem escrúpulos, continua a ameaçar a espécie. Actualmente o governo forneceu ajuda financeira para as comunidades locais para desenvolverem viveiros destas borboletas. Estas fazendas licenciadas pretendem negociar de forma sustentável borboletas selvagens, proporcionando ao mesmo tempo ás comunidades locais, com uma renda adicional, melhorar as perspectivas de sobrevivência a longo prazo de muitas espécies de borboletas raras. Além disso, uma grande área de gestão e protecção á vida selvagem foi criada, protegendo assim a espécie.
A Ornithoptera alexandrae está listada no Apêndice I da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas) e na IUCN (Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais das Espécies ameaçadas).

ORNITHOPTERA ALEXANDRAE.............Família: (Papilionidae)







. (Em construção......)



ÁFRICA


Alaena margaritacea.............Família: (Lycaenidae)

(Face superior)

(Face inferior)





7 comentários:

  1. É triste que borboletas tão bonitas estejam em perigo de extinção!

    ResponderEliminar
  2. É verdade! Estas são uma pequena parte das espécies ameaçadas, mas á uma vasta lista! já para não falar de outros seres vivos. A cada dia que passa, o número de espécies de seres vivos vão aumentando na lista das espécies ameaçadas. O Homem só irá compreender quando já for tarde demais.

    ResponderEliminar
  3. olá...quem sabe vc possa me ajudar com uma dúvida...achei no meu jardim em florianopolis uma lagarta de mais de 20 cm de comprimento,,,terias idéia a qual mariposa ou borboleta ela dará origem? posso mandar a foto em off..obrigada

    ResponderEliminar
  4. Olá Maristela! Peço desculpa por só agora estar a responder, pois não me tinha apercebido do seu comentário. Quanto á lagarta de que fala, se quiser pode enviar as fotos para o email: fernando.almeida358@gmail.com ,vou tentar identificar a espécie, mas não posso garantir a 100%. Pois como sabe, existem milhares de espécies, de qualquer forma vou tentar!

    ResponderEliminar
  5. Ola Fernando ! Vou lhe enviar algumas fotos de borboletas q minha bisavo tem , para vc poder me ajudar a identificalas , posso ?

    ResponderEliminar
  6. Olá Luan! Peço desculpa por só agora ter visto o seu comentário. Como sabe, só publico no blog uma vez por semana, e por isso só agora é que o vi e estou a responder. Quanto ás fotos de que fala, pode enviar sim! Vou fazer os possíveis para conseguir identificá-las, mas não dou certezas, visto que existem milhares de espécies. Pode enviar para o seguinte email: fernando.almeida358@gmail.com
    Espero que tenha gostado da visita ao meu blog e volete sempre, pois há sempre novidades!

    ResponderEliminar
  7. São lindas as borboletas. Tem umas que eu nunca tinha visto. Amo tudo que vem da natureza. É muito perfeito. Deus fez e a natureza conserva.

    ResponderEliminar