Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 22 de julho de 2018

DICHORRAGIA NESIMACHUS - (Doyere, 1840)


. Características: É uma espécie que pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). A cor das suas asas é verde-escuro azulado com reflexos metálicos, pontilhadas por pequenas manchas esbranquiçadas, nas quais junto ás margens das asas anteriores possui linhas onduladas brancas. A face inferior é castanho-escura com manchas brancas nas asas anteriores. A fêmea é idêntica ao macho e ligeiramente maior que este. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais densas onde é avistada pousada na folhagem ou nos troncos das árvores a alimentar-se da sua seiva ou dos frutos maduros, sendo também atraída pelos excrementos de animais. Também é possível observá-la pousada no solo húmido ou próximo a cursos de água a sugar os sais minerais aí existentes. Distribui-se pelo Sudeste Asiático desde o leste da Índia ao Japão, sul da China, Mianmar, Tailândia, Filipinas e Indonésia.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações. Os machos são territoriais e percorrem os trilhos defendendo o seu território de possíveis adversários.













. Alimentação: A lagarta no último instar tem um formato e padrão muito peculiar, é verde-escura ou castanho-esverdeada, com uma faixa a meio do dorso de aparência triangular e pontiaguda de cor bege e finas linhas escuras oblíquas na zona lateral do corpo e uma no centro ao longo do dorso. Apresenta também sobre a cabeça dois longos e grossos apêndices de cor castanha semelhantes a dois chifres. Alimenta-se de várias espécies de plantas do género Meliosma , da família Sabiaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.











. Observação importante: Uma das características desta espécie é que possui O probóscide (aparelho bucal) de cor vermelha. Existem 12 subespécies do género Dichorragia.






Sem comentários:

Enviar um comentário