Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 8 de abril de 2018

YOMA SABINA - (Cramer, 1870)


Características: É uma espécie que pertence á família dos Ninfalídeos. As suas asas são castanho-escuras, apresentando uma larga faixa de cor laranja que atravessa ambas as asas, possuindo também pequenas manchas alaranjadas na zona apical das asas anteriores (Nymphalidae). A face inferior apresenta tons acastanhados com uma faixa central mais clara. A fêmea distingue-se do macho por possuir manchas esbranquiçadas na zona apical das asas anteriores, sendo que nas posteriores são visíveis uma fileira de pequenos ocelos próximos ás extremidades das asas. A sua envergadura varia entre os 6,5 e os 7 cm de comprimento, sendo a fêmea ligeiramente maior que o macho.


Habitat: Distribui-se pelo Sudeste Asiático e Norte da Austrália. Podendo ser encontrada em zonas costeiras, clareiras e orlas de florestas tropicais, muitas vezes em zonas húmidas como margens de rios e riachos.

Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.











Alimentação: A lagarta é preta com uma linha tracejada branca e laranja de cada lado do corpo. Possui também vários espinhos ramificados pretos sobre o corpo. Alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais Dipteracanthus bracteatus, Hemigraphis colorata e algumas espécies de Ruellia (Petúnias bravas) da família Acanthaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha, caule ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.








Observação importante: Existem duas espécies do género Yoma.






Sem comentários:

Enviar um comentário