Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de abril de 2018

EUPLOEA MULCIBER - (Cramer, 1777)


Características: Também conhecida popularmente por “corvo-azul-listrado”, esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É uma espécie que possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim o macho possui as asas anteriores de cor negra com várias pintas brancas na zona apical e subapical, tendo nesta área reflexos azuis-cobalto metalizados. As posteriores são castanho-escuras. A face inferior é castanha pintalgada por pequenas manchas brancas. A fêmea distingue-se do macho por ter asas castanhas com manchas brancas em forma de estrias principalmente nas asas posteriores. A área azul-metalizada das asas anteriores é mais reduzida e menos intensa. A face inferior é igualmente castanha raiada de estrias brancas. A sua envergadura varia entre os 8 e os 9,5 cm de comprimento.


Habitat: Habita as florestas tropicais húmidas, bem como as suas orlas e clareiras, margens de cursos de água, onde por vezes os machos se agrupam no solo húmido para absorverem os sais minerais. Distribui-se desde a Índia até ao Sudeste Asiático. 

Período de voo: Ao longo de todo o ano em várias gerações.













Alimentação: A lagarta nos últimos instares do seu desenvolvimento é branca com várias listras negras anelares transversais e várias manchas amareladas na zona lateral do corpo. Possui ainda quatro pares de filamentos carnudos e longos sobre o dorso de cor vermelho escuro e de pontas pretas. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida. Alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; Ficus , Streblus (Moraceae), Ichnocarpus , Nerium , Toxocarpus (Apocynaceae), Aristolochia (Aristolochiae) e Argyreia (Convolvulaceae).












Observação importante: A borboleta é intragável para as aves insectívoras e para certos répteis. Também o padrão das suas asas é copiado por outras espécies, de maneira a beneficiarem e a enganarem os predadores advertindo para a sua toxidade. Existem 59 espécies do género Euploea.






Sem comentários:

Enviar um comentário