Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 1 de abril de 2018

ANARTIA AMATHEA - (Linnaeus, 1758)


Características: Vulgarmente conhecida por “Pavão-escarlate”, esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são castanho-escuras ou negras, com pequenas manchas brancas na zona apical e subapical das asas anteriores, prolongando-se um pouco até ás posteriores. Apresenta também uma larga faixa central irregular de cor vermelha em ambas as asas. A face inferior apresenta um padrão mais discreto, com tons mais claros que se misturam, assemelhando-se a uma folha seca. A fêmea distingue-se do macho por apresentar um padrão mais pálido, principalmente no vermelho. A sua envergadura varia entre os 4,5 e os 5 cm de comprimento.


Habitat: Pode ser encontrada em orlas e clareiras de florestas virgens, bem como em florestas secundárias, ao longo das margens dos rios, pântanos, pastagens, campos, jardins e pomares, até aos 1600 metros de altitude. Distribui-se desde a América Central, incluindo o Caribe, e América do Sul. 

Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.














Alimentação: A lagarta é de cor castanho-negro com minúsculos pontos brancos, e apresenta uma linha alaranjada na zona lateral do corpo, sendo as suas patas igualmente de cor alaranjada. O seu corpo é revestido por numerosos espinhos ramificados, dos quais dois, situam-se sobre a cabeça e são mais compridos, sendo as suas extremidades em forma de clava, assemelhando-se assim a duas pequenas antenas. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida. Alimenta-se de plantas da família Acanthaceae, Labiatae, ou Lamaceae.





Observação importante: Existem 5 espécies do género Anartia.






1 comentário:

  1. Olá Fernando...gostaria de pedir autorização para utilizar suas fotos em um trabalho a respeito dessa espécie. Suas fotos estão muito boas e caso tenhas interesse de saber mais a respeito, ficaria feliz em esclarecer a respeito da utilização das imagens

    ResponderEliminar