Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 11 de março de 2018

TALICADA NYSEUS - (Guerin, 1843)


Características: Vulgarmente conhecida por “Pierrot-vermelho”, esta pequena borboleta pertence á família Lycaenidae. A face superior das suas asas é negra, expecto metade da área das asas posteriores que são de cor laranja terminando em duas curtas e finas caudas. A face inferior é branca com pintas pretas, sendo as extremidades das asas anteriores negras com pintas brancas e as extremidades das posteriores laranja com pintas brancas. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.


Habitat: Distribui-se desde a Índia ao Sudeste Asiático. Habita clareiras e orlas de florestas, planícies semiáridas, jardins etc. Desde os 300 até aos 2000 metros de altitude. Pode ser observada pousada no solo húmido a absorver os sais minerais, ou pousada na folhagem baixa com as asas semiabertas á espera dos raios solares, quando não está a alimentar-se do néctar das flores.

Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
















Alimentação: A lagarta assemelha-se a um pequeno verme de cor bege esverdeado, coberta por minúsculos filamentos pilosos. Alimenta-se dentro da folha fazendo várias galerias ou minas, passando para o exterior da folha quando está para breve a fase da metamorfose. Alimenta-se de plantas do género Kalanchoe e Bryophyllum da família Crassulaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um fio de seda á sua volta onde se prende ás folhas ou caules da planta hospedeira para se transformar em crisálida.














Observação importante: Existem 8 espécies do género Talicata.






Sem comentários:

Enviar um comentário