Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 18 de março de 2018

ARIADNE ARIADNE - (Linnaeus, 1763)


Características: É uma borboleta de pequeno-médio porte e pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor laranja-acastanhado, atravessadas por várias linhas onduladas acastanhadas. A face inferior é acastanhada com linhas e faixas mais escuras. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4,5 e os 6 cm de comprimento. 



Habitat: Pode ser encontrada em zonas mais secas como bermas de estrada, caminhos, clareiras e orlas de florestas, até aos 900 metros de altitude. Distribui-se desde a Índia até parte do Sudeste Asiático.

Período de voo: Ao longo do ano, mas em maior número entre os meses de Julho, Agosto e Setembro. É muito activa, estando sempre a esvoaçar, pousa só por breves momentos para logo continuar a deambular por entre a vegetação rasteira.








Alimentação: A lagarta é castanho-escura com numerosos espinhos ramificados sobre o corpo, dos quais se destacam dois mais longos sobre a cabeça. Possui também uma faixa branca tracejada sobre o dorso. Alimenta-se de plantas da família Euphorbiaceae entre as quais; Ricinus, Acalypha, Cnesmone, Tragia. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num ramo ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.












Observação importante: Existem cerca de 14 espécies do género Ariadne.






Sem comentários:

Enviar um comentário