Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

PSEUDIMBRASIA DEYROLLEI - (J. Thomson, 1858)


Características: É um dos maiores Saturnídeos de África e possui dimorfismo sexual. Assim os machos são de cor castanho-claro-rosado com linhas ou faixas mais escuras que atravessam o centro das asas anteriores. As posteriores possuem a zona central mais escura com um grande ocelo negro contornado a vermelho e rosa, e uma linha mais clara que atravessa o centro das asas que terminam em duas curtas e largas caudas. As fêmeas por sua vez possuem faixas mais largas e são mais escuras que os machos, apresentando uma marca prateada no centro das asas anteriores, e não possuem caudas nas posteriores.


Habitat: É uma espécie endémica de África, onde habita nas florestas tropicais desse continente. 

Período de voo: Entre Março e Abril, numa ou duas gerações.









Alimentação: As lagartas nos primeiros instares de vida são gregárias, vivendo em comunidade. Á medida que vão crescendo adquirem várias tonalidades de cor e tornam-se solitárias. No último instar a lagarta é verde com minúsculas pintas brancas espalhadas sobre o corpo, uma linha branca na zona lateral, e uma linha castanha no primeiro segmento a seguir á cabeça. Possui também vários tubérculos espinhosos  sobre o dorso de cor prateada. Alimentam-se de vários tipos de plantas entre as quais; Quercus spp da família (Fagaceae), Salix sp (Salicaceae), Mangifera (Anacardiaceae), Persea americana (Lauraceae), Erythrophleum guineense (Fabaceae). Na fase da metamorfose a lagarta desce até ao solo á procura de um sítio para pupar, geralmente enterra-se no solo.












Observação importante: Como todos os Saturnídeos a borboleta possui um aparelho bucal muito rudimentar e por isso não se alimenta. Por isso, vai buscar as suas energias acumuladas no seu corpo enquanto era lagarta. A sua única função enquanto adulto é a reprodução para a continuação da espécie.





Sem comentários:

Enviar um comentário