Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 11 de fevereiro de 2018

DACTYLOCERAS LUCINA - (Drury, 1872)


Características: Esta borboleta nocturna é uma das maiores de África e pertence á família Brahmaeidae. A cor de fundo das suas asas é o castanho-escuro a negro, com numerosos desenhos e linhas onduladas paralelas de cor branco-creme, sendo as extremidades das asas mais claras com semicírculos negros e uma mancha também negra no ápice de cada asa anterior. O seu abdómen é castanho-negro, com uma fina faixa central creme na face superior, pintas creme na zona lateral, e o tórax apresenta algumas linhas creme. A fêmea é idêntica ao macho, no entanto as suas asas são mais largas e arredondadas, e a sua envergadura varia entre os 13 e os 16 cm de comprimento, sendo a fêmea maior que o macho.


Habitat: É uma espécie endémica de África, habitando as florestas tropicais da zona ocidental e central do continente. Durante o dia repousa camuflada nos troncos das árvores, tornando-se activa á noite para se alimentar e procurar parceiro.

Período de voo: Voa de Março a Maio, numa geração.






Alimentação: A lagarta é de cor castanho brilhante com longos tubérculos espinhosos dos quais alguns deles são de pontas brancas na zona dorsal. Na fase da metamorfose a lagarta enterra-se no solo para se transformar em pupa.





Observação importante: Existem 5 espécies do género Dactyloceras e 40 subespécies.





Sem comentários:

Enviar um comentário