Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 14 de janeiro de 2018

LOEPA OBERTHURI - (Leech, 1890)


. Características: Esta borboleta nocturna pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). As suas asas são amarelas com uma larga faixa central de cor rosada em cada asa, nas quais apresenta um ocelo em forma de meia-lua. Apresenta também uma mancha preta no ápice das asas anteriores e várias linhas em ziguezague de cor preta e branca em ambas as asas. O seu corpo é igualmente amarelo e peludo, tendo a face inferior do seu abdómen algumas pintas pretas. As suas patas são pretas com anéis de cor rosa. Os machos possuem antenas plumosas para detectar as fêmeas. A sua envergadura varia entre os 11 e os 12 cm de comprimento, sendo as fêmeas ligeiramente maiores que os machos.


. Habitat: Habita as florestas tropicais e subtropicais do Sudeste da China, e onde haja a sua planta hospedeira.

. Período de voo: Em Junho numa única geração. 










. Alimentação: A lagarta no último instar do seu crescimento é muito peluda, exibindo uma mistura de pelos de cor preta com pelos castanho-claros, onde nos primeiros segmentos junto á cabeça estes são vermelho-acastanhados. Na zona lateral do corpo possui riscas na diagonal de cor creme. As patas são escuras com riscas vermelho-escuras. Alimenta-se de plantas da família Vitaceae como; Parthenocissus quinquefólia ou plantas da família Rutaceae entre as quais; Citrus reticulata. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo em seda em forma de fuso e de cor acinzentada na planta hospedeira para dentro dele se transformar em crisálida. Esta irá hibernar dentro dele e só irá eclodir no ano seguinte.











. Observação importante: Como todos os Saturnídeos, esta espécie possui um aparelho bucal muito rudimentar, por isso não se alimenta no estado adulto, em vez disso, vai buscar a energia nas reservas acumuladas no seu corpo enquanto era lagarta. O seu tempo de vida é relativamente curto, cerca de uma ou duas semanas, e a sua única função é encontrar parceiro e reproduzir-se para a continuação da espécie. Existem cerca de 40 espécies do género Loepa.





Sem comentários:

Enviar um comentário