Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 21 de janeiro de 2018

EUPACKARDIA CALLETA - (Westwood, 1853)


. Características: É uma espécie nocturna que pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). A cor de fundo das suas asas é o castanho-escuro ou negro, apresentando uma faixa de cor creme que atravessa ambas as asas, anteriores e posteriores, e que separa as extremidades que são de tons mais claros, castanho-claro acinzentado ou esverdeado com pequenas marcas pretas em forma de lágrimas, cujo centro é azulado, e um ocelo tricolor na zona apical das asas anteriores. Possui também uma marca de cor creme em forma de seta no centro de cada asa. O seu corpo é negro na face superior com um anel vermelho entre o tórax e o abdómen, enquanto a face inferior é vermelha com faixas e pintas negras. Ambos os sexos são idênticos, no entanto a fêmea é ligeiramente maior e as suas asas são mais arredondadas que as do macho, que por sua vez possui antenas plumosas. A sua envergadura varia entre os 8 e os 11 cm de comprimento.


. Habitat: Habita em montanhas e desfiladeiros com zonas de deserto. Distribui-se pelo sudoeste dos Estados Unidos nos estados do Arizona, Novo México e Texas, estendendo-se á América Central no México e Guatemala.

. Período de voo: Nas montanhas do sudeste do Arizona, uma ninhada de julho-agosto; do Arizona central para o México, uma ninhada de Outubro-Janeiro; no sul do Texas, duas ninhadas de Setembro-Novembro e Março-Abril. As fêmeas são nocturnas enquanto os machos são mais activos ao anoitecer e ao amanhecer.














. Alimentação: As lagartas são gregárias no início, tornando-se solitárias no 4º e 5º instar. São verdes com pequenas manchas pretas e pontilhadas por pequenos pontos laranja dos quais saem pequenos tubérculos azuis turquesa que são coroados por curtos espinhos pretos. Na fase da metamorfose a lagarta constrói um casulo em seda de forma oval num ramo da planta hospedeira, deixando uma pequena abertura na ponta superior para a futura borboleta poder sair. A crisálida hiberna dentro do casulo durante um ou dois anos, esperando as condições perfeitas para o adulto emergir. Alimenta-se de vários tipos de plantas entre as quais; Leucophyllum frutescens, Fraxinus, Sapium biloculare e Fouquieria splendens.













. Observação importante: Como todos os Saturnídeos esta espécie não se alimenta no estado adulto, por isso vai buscar a energia acumulada no seu corpo enquanto era lagarta. É a única espécie do género Eupackardia.





Sem comentários:

Enviar um comentário