Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 7 de janeiro de 2018

ANTHERAEA MYLITTA - (Drury, 1773)


. Características: Esta borboleta nocturna de médio-grande porte pertence á família dos Saturnídeos (Saturniidae). É uma espécie variável, podendo haver indivíduos com tonalidades mais escuras ou mais claras, e é uma espécie que possui dimorfismo sexual ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim os machos são de tons acastanhados ou castanho-púrpura, com uma linha que separa a sub-margem de ambas as asas que é mais clara e de tons acinzentados. Possuem ainda um grande ocelo concêntrico em cada asa no qual o seu interior é semitransparente e reflector. As suas antenas são plumosas e servem para localizar as fêmeas. As fêmeas por sua vez são de tons amarelo-pastel com uma linha castanho-avermelhada na sub-margem lateral das asas. A sua envergadura varia entre os 12 e os 15 cm de comprimento sendo a fêmea maior que o macho.


. Habitat: Habita as florestas tropicais da Índia e do Sri Lanka.

. Período de voo: ………….?       (duas ou três gerações)












. Alimentação: As lagartas nos primeiros instares após a sua eclosão são gregárias, tornando-se mais tarde solitárias quando próximas á sua metamorfose. São verdes com pequenos tubérculos esféricos de cor alaranjados. Apresenta também no último par de patas falsas uma faixa escura que se vai tornando numa linha de cor acastanhada ao longo da zona lateral do corpo, sendo a cabeça da lagarta também de cor castanha. Alimenta-se das folhas de várias espécies de árvores entre as quais; Shorea robusta da família (Dipterocarpaceae) Terminalia shorea, Terminalia tomentosa, T. arjuna da família (Combretaceae), Zizyphous da família (Rhamnaceae), Lagerstroemia da família (Lythraceae), entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um casulo de seda resistente e de forma oval entre as folhas da planta hospedeira. A crisálida hiberna dentro do casulo.











. Observação importante: É uma das espécies que é criada em cativeiro pela sua seda resistente conhecida por seda tussar. A seda produzida pelas lagartas para fazerem os casulos é aproveitada para vários fins artesanais e comerciais. Como todos os saturnídeos esta espécie possui um aparelho bucal muito rudimentar e por isso não se alimenta no estado adulto. Em vez disso, vai buscar a energia ás reservas acumuladas no seu corpo enquanto era lagarta. Existem cerca de 82 espécies do género Antheraea.






1 comentário:

  1. As informações contidas são excelentes. Obrigado disponibilizar ao público.

    ResponderEliminar