Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 3 de dezembro de 2017

YPTHIMA PANDOCUS CORTICARIA - (Butler, 1879)


Características: Vulgarmente conhecida por «três-aneis comum» esta pequena borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são castanho-acinzentadas com um grande ocelo negro de pupila dupla de cor azul-clara com anel amarelo na zona subapical das asas anteriores. As posteriores possuem três ocelos idênticos de menor tamanho. A face inferior é fortemente estreada com três ocelos iguais aos da face superior. Ambos os sexos são idênticos e a sua envergadura varia entre os 4 e os 4,5 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie bastante comum podendo ser encontrada em vários tipos de habitat, desde zonas baixas até zonas mais montanhosas, sendo estas abertas e arborizadas, como campos e trilhos, clareiras e orlas de florestas, pastagens, jardins e áreas urbanizadas. Geralmente é encontrada a esvoaçar perto do chão ou pousada na vegetação com as asas abertas apanhar banhos de sol. Distribui-se pelo Sudeste Asiático entre países como a Tailândia, Malásia, Singapura, Sumatra, Java, Bornéu, Filipinas etc.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.


















. Alimentação: A lagarta pode  apresentar duas formas, uma de cor verde clara e outra acastanhada, apresentando também dois curtos apêndices no último segmento do corpo semelhantes a duas caudas. Alimenta-se de Miscanthus sinensis, planta da família Poaceae, entre outras. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda num caule ou folha da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.




















. Observação importante: É um grupo muito numeroso existindo cerca de 113 espécies do género Ypthima.






Sem comentários:

Enviar um comentário