Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 10 de dezembro de 2017

IXIAS PYRENE - (Linnaeus, 1764)


. Características: Esta borboleta pertence á família dos Pierídeos (Pieridae), e possui dimorfismo sexual, ou seja, existem diferenças acentuadas entre os dois sexos. Assim, o macho desta espécie possui asas de cor branco-creme, com uma larga faixa castanho-negro que abrange a zona apical e subapical das asas anteriores, estendendo-se até posteriores. Possui também uma grande mancha laranja na zona subapical das asas anteriores que a caracteriza. A face inferior é amarela e possui pequenas marcas ou pintas acastanhadas que variam em certos indivíduos. A fêmea por sua vez não possui a mancha laranja nas asas anteriores, mas sim uma faixa mais estreita de cor branco-amarelado. A sua envergadura varia entre os 5 e os 5,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais húmidas, bem como clareiras e savanas, até aos 800 metros de altitude. Por vezes os machos são vistos pousados em grupos em lugares húmidos a absorver os sais minerais do solo. Distribui-se desde a Índia e Sudeste Asiático.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.















. Alimentação: A lagarta é verde e apresenta uma linha de cor laranja-acastanhada na zona lateral do corpo. Alimenta-se de plantas da família Capparaceae, entre elas estão; Capparis sepiaria, C. kikuehii, C. cantoniensis, Crateva religiosa. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.









. Observação importante: Existem 10 espécies do género Ixias.






Sem comentários:

Enviar um comentário