Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 19 de novembro de 2017

EANTIS THRASO - (Hubner, 1807)



. Características: Esta pequena borboleta pertence á família Hesperiidae. Possui uma cabeça grande e um corpo grosso e robusto, típico desta família de lepidópteros. As asas anteriores possuem um recorte ondulado junto ao ápice, sendo estas de cor castanho-escuro com reflexos arroxeados e pequenas manchas castanho-claras ou acinzentadas no caso dos machos. As fêmeas são castanhas sem o brilho arroxeado. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4,5 cm de comprimento.



. Habitat: Habita clareiras e orlas de florestas, bem como margens de caminhos estradas, margens de rios, jardins etc. Os machos costumam pousar na folhagem da vegetação com as asas abertas ou semiabertas á espera  de uma potencial parceira. Outras vezes pousam e abrigam-se debaixo das folhas em dias sem sol e durante a noite. Também têm por hábito pousar em locais lamacentos para absorverem os sais minerais. Distribui-se desde o Sul do Texas, México na América Central e alguns países da América do Sul como a Argentina.


. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.
























. Alimentação: A lagarta tem forma de fuso e é verde-escura translúcida com duas linhas amarelas na zona lateral do dorso. A cabeça é em forma de coração e de cor preta quando jovem, tornando-se mais tarde de cor castanho-clara. Tem por hábito esconder-se dentro duma folha enrolando-a e tecendo alguns fios de seda. Alimenta-se de plantas da família Rutaceae como Citrus, Zanthoxylum fagara ou Z. monophyllum. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a uma folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida.















  



. Observação importante: A crisálida é coberta por uma secreção serosa de cor verde-pálida. Existem 5 subespécies deste género.




Sem comentários:

Enviar um comentário