Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 26 de novembro de 2017

DELIAS AGANIPPE - (Donovan, 1805)


. Características: Esta colorida borboleta pertence á família Pieridae. A face superior das suas asas são de cor branco-acinzentado com as margens manchadas em tons axadrezados de negro e branco. A face inferior é de tons mais garridos, apresentando manchas negras e brancas, amarelas e vermelho-vivo. A fêmea distingue-se do macho por possuir mais manchas negras nas margens das asas da face superior. A sua envergadura varia entre os 6 e os 7 cm de comprimento.


. Habitat: É uma espécie nativa da Austrália. Pode ser encontrada em vários tipos de habitats onde haja a sua planta hospedeira, como clareiras e orlas de floresta, terrenos áridos com vegetação rasteira etc. Os machos patrulham as áreas sobrevoando a copa das árvores em busca das fêmeas recém eclodidas para acasalar.

. Período de voo: Ao longo de quase todo o ano entre Setembro e Maio, em duas ou mais gerações. 













. Alimentação: As lagartas são castanhas cobertas com filamentos pilosos de cor branca e pequenas pintas brancas, sendo a cabeça de cor preta. As lagartas são gregárias e alimentam-se em grandes grupos. Alimentam-se de plantas da família Santalaceae como Exocarpos aphyllus, Exocarpos strictus, Exocarpos cupressiformis, Santalum acuminatum, Santalum lanceolatum, Santalum spicatum, e da família Loranthaceae como Amyema cambagei, Amyema linophylla, Amyema melaleucae, Amyema miquelii, Amyema preissii, Amyema quandang. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a uma folha ou ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida.








. Observação importante: É um grupo bastante numeroso no seu género, existindo cerca de 250 espécies do género Delias.






Sem comentários:

Enviar um comentário