Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 15 de outubro de 2017

RHETUS ARCIUS - (Linnaeus, 1763)


. Características: Esta pequena borboleta também conhecida vulgarmente por "cauda-de-espada" ou "cauda-longa-de-metal" pertence á família Riodinidae. Caracteriza-se por possuir um corpo grosso e robusto, sendo negro com a zona do tórax de cor azul metálico no macho, e a parte lateral do abdómen com uma faixa laranja. As suas asas tem como cor de fundo o negro, com duas faixas transversais brancas que vão das asas anteriores estendendo-se ás posteriores, onde o branco dá lugar  ao azul brilhante, que termina em duas longas caudas azuis iridescentes com duas pequenas manchas cor-de-rosa vivo. A face inferior é idêntica á superior mas mais pálida. A fêmea é idêntica ao macho, no entanto, o azul iridescente é mais pálido ou inexistente nas asas posteriores. A sua envergadura varia entre os 3 e os 3,5 cm de comprimento.


. Habitat: Pode ser encontrada ao longo de cursos de água como rios e riachos, habitats húmidos de florestas até aos 1200 metros de altitude. Os adultos alimentam-se do néctar de certas flores mas também costumam pousar no solo húmido para absorver os sais minerais. Distribui-se desde o México, América Central e parte da América do Sul.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.








. Alimentação: Tanto a lagarta como a crisálida ou o adulto, têm um aspecto muito peculiar. A lagarta neste caso é de cor castanho-púrpura, exibindo uma fileira dupla de pequenos tubérculos vermelhos sobre o dorso e outra de cada lado do corpo, dos quais saem longos tufos de pelos ou cerdas de cor branca, sendo que junto á cabeça estas são de cor preta. Possui também duas marcas brancas e duas pretas a meio da zona dorsal. Alimenta-se de plantas como Terminalia amazonica da família (Combretaceae) e de Mabea occidentalis da família (Euphorbiaceae). Na fase da metamorfose a lagarta tece um tapete de seda sobre uma folha da planta hospedeira onde se fixa para se transformar em crisálida.









. Observação importante: Existem 3 espécies e 8 subespécies do género Rhetus.






2 comentários:

  1. Boa tarde, estou com uma borboleta aqui em casa dessa espécie parece ser um macho ele está com asa machucado e está vivo ,quantos dias eles vivem?

    ResponderEliminar
  2. A melhor explicação que encontrei na internet.

    ResponderEliminar