Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 22 de outubro de 2017

CARIA RHACOTIS - (Godman & Salvin, 1878)


. Características: Esta pequena borboleta é uma verdadeira jóia da natureza e pertence á família Riodinidae. As suas asas possuem um padrão semelhante a um mosaico de escamas brilhantes e iridescentes como as cores do arco-íris, com pintas e tracejados que vão do castanho-alaranjado, púrpura, cinza, preto, passando pelo azul e verde florescente. A face inferior das asas é vermelho-escuro com pintas pretas no caso dos machos. As fêmeas são idênticas aos machos no entanto a face inferior é alaranjada com pintas pretas. A sua envergadura varia entre os 2,6 e os 3 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas tropicais e subtropicais do México, América Central e alguns países da América do Sul, como a Colômbia e o Perú, até aos 1000 metros de altitude. Pode ser vista junto a cursos de água como rios, cascatas, possas d`água, ou pousada na folhagem da vegetação em redor. Por vezes pode ser difícil encontrá-la além de ter a sua brilhante coloração, não só pelo seu reduzido tamanho, mas por se posicionar pousada em locais estratégicos, camuflando-se em musgos ou algas, areia multicolorida, onde costuma absorver os sais minerais aí existentes.

. Período de voo: Ao longo do ano em várias gerações.









. Alimentação: A lagarta é branca coberta por finos tufos de pelos também brancos. Vive e alimenta-se dentro de tubos de folhas que enrola com fios de seda. Alimenta-se de Celtis iguanea da família (Ulmaceae). Na fase da metamorfose tece uma espécie de tapete ou emaranhado de fios de seda numa folha da planta hospedeira, onde se fixa para se transformar em crisálida.







. Observação importante: Existem 13 espécies do género Caria.






Sem comentários:

Enviar um comentário