Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 29 de outubro de 2017

APODEMIA VIRGULTI - (Behr, 1865)


. Características: Esta pequena borboleta pertence á família Riodinidae. A face superior das suas asas tem como cor de fundo o castanho-escuro, com a área central de cor laranja e pequenas manchas brancas dispersas contornadas a preto. A face inferior é idêntica, no entanto, as asas posteriores não possuem a área com cor laranja. Ambos os sexos são idênticos, sendo a fêmea ligeiramente maior. A sua envergadura varia entre os 2 e os 2,5 cm de comprimento.


. Habitat: Habita regiões desérticas e áridas de vegetação rasteira onde exista a sua planta hospedeira, zonas costeiras ou encostas rochosas. Distribui-se pela costa oeste da América do Norte, principalmente na Califórnia e norte do México.

. Período de voo: Voa desde Março a Setembro em duas gerações, podendo ocorrer por vezes uma terceira geração tardia na qual o Inverno é passado no estado de lagarta.










. Alimentação: As lagartas são de cor castanho-púrpura com pintas pretas e amarelas, revestidas de pequenos espinhos acastanhados dos quais saem longos e finos pelos brancos. Durante o dia constroem pequenos abrigos unindo as folhas com fios de seda para se esconderem, saindo á noite para se alimentarem. Alimentam-se de Eriogonum fasciculatum, planta da família Polygonaceae. As lagartas jovens da última geração hibernam dentro de certas partes da planta hospedeira.




. Observação importante: É uma espécie considerada vulnerável, isto quer dizer que está em declínio, estando a sofrer um risco elevado de extinção na natureza. Isto deve-se em grande parte á destruição do seu habitat provocado pelo desenvolvimento urbanístico.





Sem comentários:

Enviar um comentário