Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 17 de setembro de 2017

METHONA CONFUSA - (Butler, 1873)


. Características: Vulgarmente conhecida por "Asa-de-vidro gigante" esta borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). É uma espécie caracterizada por possuir asas transparentes com as margens negras e faixas transversais igualmente pretas no centro das asas. O seu corpo, tórax e abdómen são pretos com pintas brancas, e a ponta das suas antenas são amarelas. A sua envergadura varia entre os 8 e os 9 cm de comprimento. Ambos os sexos são idênticos.


. Habitat: Habita as florestas tropicais húmidas da América do Sul. Podendo ser encontrada em clareiras e orlas de florestas, bem como margens de rios, onde pode ser avistada individualmente ou em pequenos grupos de dois ou três indivíduos, até aos 700 metros de altitude.

. Período de voo: Pode ser vista ao longo do ano em várias gerações.








. Alimentação: As lagartas são negras com vários segmentos anelares de cor amarela. Alimentam-se de plantas da família Solanaceae. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida.







. Observação importante: Existem 7 espécies do género Methona, todas elas muito semelhantes entre si, o que torna difícil a sua identificação á primeira vista.






Sem comentários:

Enviar um comentário