Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 16 de julho de 2017

TROIDES MAGELLANUS - (Felder, 1862)


. Características: Esta exótica e bonita borboleta pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). Existe um certo dimorfismo entre macho e fêmea, isto quer dizer que existem diferenças quer na cor, forma ou tamanho. Assim o macho possui as asas anteriores de cor negra com as nervuras contornadas a branco, enquanto as asas posteriores são amarelo-douradas com nervuras pretas e as extremidades contornadas também a preto. A face inferior é idêntica á superior. O abdómen é amarelo e o tórax é negro com metade da zona lateral vermelho-vivo. É de salientar ainda que as asas posteriores possuem um efeito óptico. Vistas num ângulo estreito e oblíquo o amarelo-dourado passa para um azul-esverdeado iridescente, provocado pela difracção da luz sobre as escamas das asas. A fêmea por sua vez é um pouco maior, com as asas anteriores castanho-negro, com as nervuras largamente sombreadas a branco. As asas posteriores são amarelo-douradas com nervuras pretas, apresentando uma faixa de manchas negras irregulares no centro e extremidades. A sua envergadura varia entre os 10 e os 16 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as florestas do Sudeste Asiático, mais precisamente em Orchid Island (Ilha das Orquídeas) em Taiwan, nas Filipinas e Indonésia. Tem por hábito esvoaçar na copa das árvores e pousar na folhagem á procura de potenciais parceiros. Desce até ao nível do solo para se alimentar do néctar das flores e para a colocação dos ovos na sua planta hospedeira.

. Período de voo: Pode ser vista em maior número entre os meses de Março a Abril e de Setembro a Outubro.











. Alimentação: A lagarta é de cor castanho-avermelhado aveludado e possui numerosos tubérculos avermelhados sobre o corpo, e uma mancha branco-creme a meio da zona dorsal. Como todos os Papilionídeos esta também possui um órgão bifurcado atrás da cabeça denominado osmeterium, que projecta para fora do corpo sempre que se sente ameaçada. Alimenta-se de plantas da família Aristolochia entre as quais; Aristolochia acuminata, A. debilis, A, kankauensis, A. tagala e A. Zollingeriana. Na fase da metamorfose a lagarta tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a um ramo da planta hospedeira para se transformar em crisálida.








. Observação importante: É uma espécie que se encontra em declínio e portanto está-se a tornar rara devido á perda do seu habitat, captura e venda ilegal. Está listada no apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens). Agora está estritamente protegida por lei.
Existem seis espécies do género Troides e uma subespécie.






Sem comentários:

Enviar um comentário