Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 30 de julho de 2017

PHYCIODES THAROS - (Drury, (1773)


. Características: Esta pequena borboleta pertence á família dos Ninfalídeos (Nymphalidae). As suas asas são de cor laranja com pequenas manchas e linhas irregulares de cor negra que se entrelaçam, sendo as margens das asas geralmente negras. Apresenta também uma fila de pintas pretas na submargem das asas posteriores. A face inferior possui um padrão mais liso e discreto, sendo de cor ocre com poucas linhas ou manchas. A fêmea distingue-se do macho por ser ligeiramente maior e mais escura. A sua envergadura varia entre os 3,5 e os 4 cm de comprimento.


. Habitat: Distribui-se por todo o Leste dos E.U.A, estendendo-se até ao México. É frequente em áreas abertas tais como campos e prados floridos, bermas de estradas, clareiras e orlas de florestas.

. Período de voo: Voa de Abril até Novembro no norte, mais a sul e no México, ao longo de todo o ano em várias gerações.














. Alimentação: A lagarta quando atinge a maturação torna-se castanho-negro, com pequenas pintas claras sobre o dorso que é coberto por pequenos espinhos de cor castanho-claro. Apresenta também duas linhas amareladas na zona lateral do corpo. Alimenta-se de plantas da família Aster entre as quais; Aster pilosus, A. texanus e A. laevis. Na fase da metamorfose a lagarta tece um ponto de seda numa folha ou ramo da planta hospedeira, onde se fixa de cabeça para baixo para se transformar em crisálida. As lagartas hibernam no terceiro estágio do seu crescimento.











. Observação importante: É uma espécie bastante variável no padrão da cor. Existem cerca de 12 espécies do género Phyciodes.






Sem comentários:

Enviar um comentário