Este blog é dedicado a todos os amantes da Natureza e ao público em geral. Mas principalmente aqueles que se interessam pelo fascinante mundo dos Lepidópteros (Borboletas). Além de tudo, este blog é um guia onde o leitor poderá conhecer e identificar as mais variadas espécies de borboletas existentes um pouco por todo o mundo.

domingo, 9 de julho de 2017

PAPILIO PALINURUS - (Fabricius, 1787)


. Características: Também conhecida vulgarmente por «borboleta-esmeralda» ou «cauda-de-andorinha-esmeralda», esta verdadeira jóia da natureza pertence á família dos Papilionídeos (Papilionidae). As suas asas são negras salpicadas por minúsculas escamas esverdeadas, com uma larga faixa verde brilhante iridescente que atravessa o centro das asas anteriores e posteriores. Também nas margens das asas posteriores apresenta várias lúnulas verde-brilhante contornadas a negro, e dois ocelos tricolor na margem interna, sendo azuis, laranja e negros, terminando em duas caudas negras em forma de espátula. A face inferior é castanho-escura acinzentada, com áreas mais pálidas junto ás margens, onde exibe sete lúnulas ou ocelos igualmente de de cor azul, negro e laranja. A fêmea é idêntica ao macho, e a sua envergadura varia entre os 8 e os 10 cm de comprimento.


. Habitat: Habita as clareiras e orlas das florestas, bem como margens de rios e riachos, onde por vezes é vista pousada na areia a absorver os sais minerais aí existentes.

. Período de voo: Pode ser vista ao longo de todo o ano em várias gerações. O seu voo é rápido onde o bater das suas asas vibra quando salta de flor em flor.














. Alimentação: A lagarta é verde, com finas linhas tracejadas longitudinais sobre o corpo de cor amarelada, e dois pequenos apêndices no último segmento do corpo. Como todos os Papilionídeos a lagarta possui um órgão bifurcado atrás da cabeça denominado omesterium que projecta para fora do corpo quando se sente ameaçada. Na fase da metamorfose tece uma cinta de seda á sua volta onde se prende a um ramo ou folha da planta hospedeira para se transformar em crisálida. Alimenta-se de plantas da família Rutaceae entre as quais; Euodia e Micromelum.






. Observação importante: Na Tailândia é uma espécie protegida por lei. Existem seis subespécies deste género.






Sem comentários:

Enviar um comentário